1 das 4 viagens realizadas pelos turistas no país vieram do Ecoturismo
O interessante é que este segmento tem crescido no Brasil e motivador de 18,6% dos turistas estrangeiros que já visitaram o Brasil.
Uma em cada quatro viagens domésticas brasileiras ao Brasil a lazer teve como base o ecoturismo em 2021. O Boletim Brasileiro de Turismo Doméstico (desenvolvido pelo Ministério do Turismo e IBGE) mostra a popularização dessa atividade no Brasil. Esse segmento já está entre os dez principais motivos de aumento de viagens no Brasil, com um aumento de 5% em relação a 2020.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, relembra os atrativos naturais do Brasil, um dos mais impressionantes do mundo, no Dia do Turismo Ecológico. Temos 145 unidades de conservação nacionais que oferecem cachoeiras, trilhas e esportes radicais, além de valorizar nosso capital turístico. No entanto, esses lugares exigem responsabilidade. Ela disse que vamos trabalhar com todos os órgãos governamentais para defender o turismo sustentável, preservar a natureza e movimentar a economia dessas áreas.
De acordo com a Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo, 18,6% dos turistas estrangeiros visitaram o país em 2019 em busca de lazer. Esses viajantes vêm de países como Japão, México e China. Este também foi o destino mais popular para o ecoturismo no Brasil.
O turismo internacional é nossa prioridade, e o ecoturismo atrai estrangeiros. A Ministra Daniela Carneiro diz que está em Portugal para cumprir uma série de agendas, entre as quais a promoção dos nossos destinos e a captação de turistas e potenciais investidores. Europa.
O crescimento desse segmento também fica evidente no aumento da visitação às 145 unidades de conservação federais, administradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Foram registrados 16,7 milhões de visitantes em 2021. Este é o maior número de visitas em pelo menos cinco décadas, superando os 10,7 milhões de 2017.
A unidade mais visitada é a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina. Este território inclui as praias de Palhoca e Garopaba, além de Imbituba, Laguna e Imbituba, no litoral sul catarinense. Você também pode aproveitar a oportunidade única de observar as baleias que passam pela área a partir da costa.
Créditos: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
CUrtiu a dica?
Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!