Campanha Dezembro Laranja 2022
A edição 2022 da campanha Dezembro Laranja, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), tem como base este alerta “Não espere até sentir na pele”. O objetivo é colocar no centro da discussão as populações urbanas e rurais expostas aos raios solares em decorrência de suas ocupações, bem como todos aqueles que tomam sol em horários de lazer.
A prevenção do câncer de pele pode ser realizada todos os dias e com facilidade, as medidas mais eficazes sugeridas pelos especialistas são o uso de óculos, chapéus, camisas e protetor solar. Além disso, evite a exposição ao sol entre as 9h e as 15h, aplicando protetores solares com FPS 30 ou superior na pele regularmente e não apenas nos momentos de lazer.
Câncer de pele
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.
Não espere sentir na pele e consulte um dermatologista todos os anos para um exame completo.
CUrtiu a dica?
Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!