Mais de 170 mil passageiros da Costa Cruzeiros passarão pelo Rio de Janeiro
Consolidado como um dos principais destinos para os cruzeiros marítimos no país, o Rio de Janeiro também se posiciona como porto de embarque crucial para o crescimento das operações da Costa Cruzeiros na América do Sul como um todo. E para destacar os esforços e o suporte do Estado e da cidade do Rio de Janeiro às atividades da companhia no país, a Costa realizou no último sábado, 04 de fevereiro, sua tradicional cerimônia de troca de placas. Cerca de 170 mil passageiros da Costa passarão pelo Rio de Janeiro.
O evento aconteceu no Costa Firenze, o maior navio na história da Costa Cruzeiros a vir para a América do Sul. O comandante do Costa Firenze, Giovanni Cosini, e a diretoria da Costa Cruzeiros: o presidente executivo da Costa Cruzeiros para América do Sul e Central, Dario Rustico, e o presidente institucional da Costa, Renê Hermann, receberam autoridades locais e portuárias, membros da comunidade italiana, além de parceiros comerciais. A cerimônia foi seguida de almoço especial a bordo e visita à infraestrutura e atrações do navio.
Participaram do evento o Chefe de Gabinete da Subsecretaria de Turismo e Eventos do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Felipe de Amaral Carvalho; o diretor de Operações do Píer Mauá, América Relvas; o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini; o Superintendente da Guarda Portuária PORTOS RIO, José Tadeu da Paixão; o diretor de Portos e Costas (Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário) e vice-almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho; o presidente do Tribunal Marítimo e Vice-Almirante da Marinha, Ralph Dias da Silveira Costa; o capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Alessander Peixoto; o Diretor de Negócios e Sustentabilidade da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jean Paulo Castro e Silva; a diretora da SindaRio, Ingrid Samille, e o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.
Parceiros comerciais também prestigiaram a cerimônia como Andrea Taddei, country manager da ITA Airways no Brasil, representantes da CVC no Rio de Janeiro, agências de viagens locais e os renomados artistas de dança Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo.
“A Costa Cruzeiros sempre investiu e acreditou no potencial do Rio de Janeiro como destino para o desenvolvimento da indústria de cruzeiros no Brasil. Estamos atuando na América do Sul há 75 anos e desde então o Rio de Janeiro vem se consolidando como um dos principais portos de embarque e de escala para nossos cruzeiros”, afirma Dario Rustico, presidente Executivo da Costa Cruzeiros para a América do Sul e Central.
“Temos nessa temporada atual quatro grandes navios passando pelo Rio de Janeiro, dois deles, o Costa Firenze e o Costa Fortuna, com embarques. Ou seja, a cidade já é a principal porta de entrada para nossos hóspedes navegarem pelo litoral brasileiro e pelas principais capitais da América do Sul – Montevidéu e Buenos Aires. Sem esquecer as passagens no Rio dos navios da AIDA Cruises e das outras marcas de nosso Grupo. Até o final de abril, somente como Costa, vamos realizar 40 cruzeiros pelo Rio de Janeiro, movimentando mais de 170 mil passageiros, muitos dos quais nos roteiros de 7 noites a bordo do Costa Firenze”, completa Dario Rustico.
Costa Firenze – O navio que retrata Florença
Com mais de 2.100 cabines, o Costa Firenze tem 135 mil toneladas e durante toda a temporada 2022/2023 faz cruzeiros de sete noites, com embarques de três portos – Santos, Rio de Janeiro e Salvador – para visitar a Bahia.
O Costa Firenze combina uma série de soluções projetadas aos diferentes perfis de público, entre elas, o parque aquático Laguna Water Park com três toboáguas de diferentes alturas e o Rope Garden Adventure Park, um parque de aventura, onde os hóspedes podem ficar suspensos sobre o mar entre pontes e plataformas.
Inspirado na cidade italiana de Florença, o viajante tem a chance de degustar a bordo os melhores vinhos da Itália no espaço exclusivo Frescobaldi Wine Experience, além das pizzas e sorvetes artesanais produzidos a bordo diariamente na Pizzeria Pummid’Oro e na Gelateria Amarillo.
Com 13 restaurantes e sete bares, a alta gastronomia é destaque no Costa Firenze. Há o Fiorentina Steak House para a degustação de carnes italianas e pratos mediterrâneos criados exclusivamente para a Costa pelos chefs internacionais Bruno Barbieri, Hèlène Darroze e Ángel Leòn, que, juntos, somam 17 estrelas Michelin, no restaurante Casanova. O hóspede também tem à disposição o melhor da cozinha asiática e oriental nos restaurantes Teppanyaki e Sushino.
Duas áreas do navio são inteiramente dedicadas aos adolescentes: uma coberta, com videogames com 11 jogos e área de playstation, e outra externa com tênis de mesa, Twister e bilhar de pé. Já o Squok Club é para os mais novos: aqui as crianças podem se divertir com as luzes e sons dos jogos digitais NEOS, e brincar ao ar livre, sob a supervisão dos monitores.
Para os amantes do esporte, há um campo de futebol e campo de minigolfe. Há ainda a galeria de arte com obras de artistas contemporâneos, pop e surrealistas, que também podem ser adquiridas a bordo.
As áreas comuns refletem a harmonia de um passeio por uma rua ou praça de Florença: simbólico é o charmoso átrio da Piazza della Signoria, que homenageia a praça florentina. Além disso, graças aos seus muitos espaços ao ar livre e a grande oferta de ambientes gastronômicos a céu aberto, o Costa Firenze oferece a experiência única de uma cidade de arte itinerante sobre o mar.
O Costa Firenze oferece três espaços ao ar livre, onde os hóspedes podem desfrutar do sol e do mar com tranquilidade: o Lounge Bar ela Moda, o Aperol Spritz Bar no Giardino Del Fiore lounge para um aperitivo ao pôr do sol em espreguiçadeiras, e o Versilia Sunshine Deck, para relaxar junto à piscina. Para quem procura momentos de relaxamento, existe o spa Solemio, com sauna, jacuzzi e salas de tratamentos para massagens, todas com vista para o mar.
O Costa Firenze oferece ainda um cassino com bar, 90 caça-níqueis e 11 mesas de jogo, shopping a bordo, espetáculos musicais e de dança no teatro todas as noites, incluindo o show de talentos The Voice of the Sea, além de festas temáticas.
FICHA TÉCNICA DO COSTA FIRENZE
Tonelagem bruta – 135.500 t
Comprimento total – 323.6 m
Largura – 37.2 m
Velocidade de serviço – 18 Kn
Velocidade máxima – 22.6 Kn
Capacidade máxima de passageiros – 5.246
Cabines de passageiros – 2.136
Cabines da tripulação – 701
CUrtiu a dica?
Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!