Moqueca ficou em 18º lugar nos melhores pratos de frutos do mar do mundo
Outra deliciosa receita brasileira ultrapassou as fronteiras nacionais. A moqueca, que assume diversas variações conforme o local de preparo, foi incluída no ranking “50 Melhores Classificados Pratos de Frutos do Mar no mundo em 2023” do Taste Atlas.
A versão baiana do prato que mistura frutos do mar, com peixes brancos, camarões ou outros, conquistou a 18ª posição no ranking da Taste Atlas. Outras versões do prato também tiveram destaque.
O início da moqueca de peixe é motivo de debate até hoje. Enquanto os baianos juram que a receita original, à base de azeite de dendê e leite de coco, vem da Bahia, os capixabas ignoram completamente essa história, enfatizando que a moqueca é um prato tradicional do Espírito Santo.
Na Bahia, onde sua popularidade é maior, foram adicionados temperos africanos, como os já citados leite de coco e óleo de palma. Além do peixe branco, cação, robalo e dourado.
A versão baiana conquistou a 18ª colocação, com nota 4,6/5,0. O clássico é um ensopado de frutos do mar, com peixes brancos, camarões ou outros frutos do mar combinados com leite de coco, azeite de dendê, suco de limão e diversos vegetais como pimentão amarelo e vermelho, tomate, cebolinha, alho, cebola. e às vezes gengibre. Este prato costuma ser servido com arroz e farofa, com um pouco de coentros picados.
A moqueca que percorre outras regiões do Brasil alcançou a 29ª posição no ranking, com nota 4,5/5,0. O prato utiliza a mesma base alimentar, mudando os temperos e o modo de cozinhar, por exemplo, feito nas tradicionais panelas de barro.
A iguaria foi transportada para o Brasil há mais de 300 anos. Os portugueses trouxeram o coco para o país e os africanos introduziram o óleo de palma na culinária brasileira.
Passeio Historico pela cidade
Este passeio nos leva para conhecer Salvador, mostrando o desenvolvimento da cidade desde o seu início até os dias de hoje.
Passaremos pela Baía de Todos os Santos, as ruas arborizadas da cidade até chegarmos ao Pelourinho, Patrimônio Histórico da Humanidade por seu belíssimo conjunto de prédios de arquitetura colonial, um dos maiores da América do Sul.
Deixaremos o carro na Praça Municipal, próximo ao Elevador Lacerda, e seguiremos a pé pelas ruas do bairro para apreciar o belíssimo casario que nos remete ao passado desta vibrante cidade.
No caminho visitaremos a Igreja de S. Francisco, com seu exuberante trabalho em estilo Barroco todo banhado a ouro, até chegarmos ao Largo do Pelourinho, coração do bairro.
Duração aproximada: 4 horas
Tour SIB disponível de manhã: Segunda, Quarta, Sexta e Sábado.
Preço por pessoa em privativo,
mínimo de 2 pessoas a partir de: R$282,00
Passeio aos museus
Passeio aos mais interessantes museus da cidade, cada um com sua peculiaridade sobre a história da Bahia. Visita ao museu Costa Pinto(coleção de móveis coloniais, jóias antigas e amuletos de ouro e prata dados a escravas),visita ao museu Afro-Brasileiro (demonstração da estória da capoeira e uma exibição dos costumes sagrados dos Orixás)e visita ao Museu de Arte Sacra (considerado um dos mais requintados museus de sua espécie no Brasil tendo uma vasta coleção dos séculos XVII e XVIII).
*Entradas para os museus estão incluídas.
*Disponível somente de Quarta à Sexta no período da tarde.
Preço por pessoa em privativo,
minimo de 2 pessoas a partir de: R$319,00
Para mais dicas e informações sobre Salvador e sobre a Culinária baiana, basta clicar no botão abaixo e entrar em contato com um de nossos especialistas, eles estão sempre a sua disposição.
CUrtiu a dica?
Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!