Conheça os 10 Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil
No Brasil, 10 cidades já estão em processo de transformação para se tornarem Destinos Turísticos Inteligentes e receberem o Selo DTI Brasil após auditoria. São elas:
Conheça os 10 Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil
Brasília e Campo Grande (Centro-Oeste);
Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste);
Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste);
Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul);
Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte).
Descubra como uma cidade pode se tornar um Destino Turístico Inteligente. Conheça os critérios estabelecidos pelo o MTur que fazem de uma cidade um DTI.
Você já imaginou visitar uma cidade que oferece o melhor do turismo, com tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade? Essa é a proposta dos Destinos Turísticos Inteligentes, uma tendência que está revolucionando a indústria do turismo. Essa estratégia nasceu na Espanha e chegou ao Brasil em 2021, graças à parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Ciudades del Futuro.
O objetivo é transformar as cidades brasileiras em lugares mais atrativos para os visitantes, valorizando seus recursos naturais, culturais e históricos. Para isso, o DTI se baseia em nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que aderem ao DTI recebem um selo de qualidade após cumprirem 80% dos requisitos do plano de transformação.
“O DTI é uma estratégia que beneficia tanto os turistas quanto os moradores das cidades, pois promove o desenvolvimento sustentável e inovador dos destinos. É uma forma de tornar o turismo mais competitivo e atrativo, fortalecendo aspectos essenciais como acessibilidade, sustentabilidade e inovação”, declara a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
RECONHECIMENTO – O modelo brasileiro de DTI já está ganhando destaque no cenário internacional. Na última semana, entre os dias 27 a 31 de março, a Coordenadora-Geral de Planejamento, Inteligência e Inovação no Turismo substituta, Bárbara Blaudt, representou o MTur no curso “Direção e Gestão de Destinos Turísticos Inteligentes”, realizado em Cartagena das Índias na Colômbia. Ela apresentou a mais de 10 países da América Latina e Caribe, além da Espanha, a estratégia nacional DTI Brasil e o modelo brasileiro de DTI.
Créditos: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
CUrtiu a dica?
Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!