Quando ir para a Amazônia?
Quando ir para a Amazônia ? Vai depender do que você quer ver. Ao longo do ano a paisagem amazônica muda consideravelmente, devido principalmente à influência dos rios e do nível das águas, variando basicamente entre duas estações fixas – seca e chuvosa.
Nessa primeira, a chuva costuma ser pontual, enquanto na segunda estação os aguaceiros diários mantêm uma alta umidade no ar e a maior quantidade de nuvens permite um tempo mais agradável, enquanto o nível dos rios sobe gradativamente. Os dois períodos apresentam paisagens surpreendentes, porém com características próprias.
Estação Chuvosa
(Começo da Chuva)
É Verão na américa do sul. Em dezembro, o gelo derrete dos Andes e os rios começam a subir. Em fevereiro, as chuvas já são mais frequentes na Amazônia. A população ribeirinha se prepara para o período da cheia. Novas flores e frutos.
É época de acasalamento. Vá pra ver a floresta mais verde, a mudança da estação seca para chuvosa e ouvir a Amazônia ganhar vida com os sons do acasalamento dos animais.
Estação Chuvosa
(Cheia)
As pancadas de chuva são quase diárias. A temperatura cai, com noites mais frias. O por do sol é mais colorido por causa da umidade e uma névoa se forma nas copas das árvores durante o nascer do sol, criando um espetáculo incrível.
Os rios se conectam aos lagos e inundam a floresta. Animais estão com filhotes e borboletas são vistas regularmente. Essa é hora de fazer passeios de barco na mata alagada, de navegar por rios menores, de ver animais ativos a cada chuva e é quando o tempo na Amazônia fica mais ameno.
Estação Seca
(Pico da Cheia)
Em junho, o rio atinge seu pico subindo de 10 a 14m e então começa a esvaziar. As chuvas tornam-se esporádicas. Em agosto, os rios baixam 30cm por dia. A vida nas comunidades ribeirinhas está completamente transformada. Os lagos estão cheios, perfeitos para o pôr do sol refletido nas águas calmas.
O início da estação é a época ideal para quem deseja vivenciar os passeios na mata alagada com menos chuva, fazer passeios de canoa perto das copas, interagir com ribeirinhos e aprender como eles lidam com a enchente.
Estação Seca
(Pico da Vazante)
A água recua muito rápido. Praias de areia formam-se nas margens do rio. É mais fácil ver animais maiores tentando alcançar a água. Os pássaros fazem o banquete com os peixes presos nas lagoas. Caminhadas nas florestas são possíveis onde antes estava alagado.
Em outubro o rio está no nível mais baixo, mas já começa a fazer calor na América do Sul, os Andes voltam a derreter. Vá pra ver mais jaca´res e tartarugas nas margens, observar pássaros migratórios chegando da américa do Norte, curtir as praias fluviais e fazer trilhas na mata.
Para mais informações e dicas sobre quando ir para a Amazônia, basta clicar no botão abaixo e entrar em contato com um de nossos especialistas, eles estão sempre prontos para atende-lo.
CUrtiu a dica?
Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!