A Maior Área Úmida do Planeta
Durante as cheias o Pantanal fica deslumbrante!
Muita gente evita viajar para lá nessa época, mas uma das características mais impressionantes do Pantanal é ele coberto de água, sendo assim a maior área úmida do Planeta
A Origem do Nome
Os primeiros Europeus que viram o Pantanal na cheia o chamaram de Mar dos Xaraés, por causa da etnia indígena que habitava a região. Além disso, também existem lagoas salobras o que fez com eles pensassem que se tratava de um mar interior.
Mapas do Séc. VXIII mostram esse mar sendo alimentado por grandes rios vindos da Amazônia e o rio da Prata. Quando finalmente descobriram que não era nada disso, deram o nome de Pantanal, que continua errado, Lá não é um pântano!
O ciclo das águas enche e esvazia o Pantanal por causa da sua baixa elevação e um efeito funil criado pelas montanhas que o cercam e o rio Paraguai, por onde toda a água da cheia tem que sair. A chuva cai nas cordilheiras enchendo os rios afluentes do Paraguai, alagando as planícies e transformando esses cerradões no Mar dos Xaraés.
As Chuvas
O Pantanal vira uma paisagem linda que ao invés dos passeios serem feitos de jipe ou jardineira, são feitos de barco ou canoa nos corixos, canais que só enchem nessa época e os animais costumam ficar nas suas margens.
A chuva, quando cai, normalmente é uma pancada de manhã ou no fim do dia. Dá pra visitar as pousadas nessa época, mas também é possível alugar um barco e explorar a planície alagada fazendo um cruzeiro.
Para mais dicas e informações sobre a maior área úmida do planeta, basta clicar no botão abaixo e entrar em contato com um de nossos especialistas.
CUrtiu a dica?
Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!