Conheça a Comuna do Ibitipoca uma experiencia única em MG

Comuna do Ibitipoca

Comuna do Ibitipoca por: Maria Paula Orlando

Conheça o Ibiti Projeto  (anteriormente denominado Reserva do Ibitipoca e posteriormente Comuna do Ibitipoca) teve início em 1984 com a compra da Fazenda do Engenho. Hoje, a área abrange aproximadamente 6.000 hectares, dos quais 98% estão em processo de ReWild. Se encante pelas diferentes propostas desse espaço experimental com foco em uma relação harmônica entre os seres humanos e o planeta.

Neste mês de junho recebi um convite muito espcomecial… Para ficar uma semana em um lugar que sempre sonhei em ir, o Projeto Ibiti! (antiga Reserva do Ibitipoca)

Foi uma das descobertas mais surpreendentes que tive. Muito mais que um hotel fazenda, é um projeto ambiental com proposta de sustentabilidade, responsabilidade social e vida no campo. Um destino multiuso que me surpreendeu em todos os sentidos! Nunca vi nada igual em nenhum lugar do mundo! Já estou com saudades desse lugar!

Pois é… eu já sabia que Ibitipoca tinha uma estrutura totalmente diferente, mas só por estar lá para realmente entender a grandiosidade por trás do projeto. Muito verde, atividades na natureza, comida típica da fazenda, valorização da comunidade local, preservação do meio ambiente, receptividade, sofisticação e aconchego fora do comum.

Fico feliz em poder compartilhar essa experiência com vocês e explicar um pouco como funciona e do que se trata!

Ibiti projeto

 

Ibiti é muito mais que hospedagem. É um projeto experimental focado no ser humano e no meio ambiente, com iniciativas voltadas à produção orgânica, preservação ambiental, reconexão com a natureza, contato com a cultura local, integração plena da comunidade e troca de experiências!

Comuna do Ibitipoca

O que mais me encantou nesse lugar é que nossos sentidos estão sempre aguçados. É o cheiro da madeira, o som dos pássaros, os sabores da cozinha, a música ambiente, a luz natural do amanhecer ao anoitecer, a cama quentinha, as paisagens, o carinho, o carinho, o abraço… o tempo todo! É como se todos fizessem parte do projeto! Os hóspedes, os guias, os chefs, os responsáveis ​​pela limpeza e organização, o pessoal da recepção, o pessoal da manutenção… surpresa!

Comuna do Ibitipoca

Por onde você anda, tem um toque especial: uma frase na cabeceira da cama, um doce deixado no quarto como mimo, uma placa no meio da trilha com uma mensagem inspiradora, um sorriso largo de bom dia sempre acompanhado do cuidado de saber se você precisa de algo…você se sente em casa!

Perto da cidade de Lima Duarte (MG), a cerca de 04 horas do Rio de Janeiro, o Projeto Ibiti traz a nostalgia das antigas fazendas, com forno a lenha, bolos quentinhos, queijo minas e pão de queijo fresquinho, direto do forno.

Como chegar na Comuna do Ibitipoca ?

São quatro horas de carro do Rio (03 horas de estrada e 01 hora de estrada de terra), mas em um país tão gigantesco quanto o Brasil, isso não é tão ruim (e você pode chegar de helicóptero se o tempo estiver apertado). Há também voos de São Paulo para Juiz de Fora, e depois um pouco mais de uma hora de Juiz de Fora para Ibiti.

Sobre as acomodações

Você pode escolher entre os três conceitos de hospedagem Ibiti:

Comuna do Ibitipoca

1 – Engenho Lodge: Possui oito amplas suítes, decoradas de forma exclusiva, com uma grande dose de elegância rústica. Elas são divididas em Engenho Suites, uma Reserva Suite maior, e a maior, a Gran Reserva Suite. As camas são feitas de lençóis 100% algodão egípcio. Você também terá poltronas confortáveis, banheiros com piso aquecido, chuveiros de cobre e banheiras independentes em estilo vitoriano. Uma das suítes tem uma deslumbrante banheira de mármore no quarto principal escondida atrás de longas cortinas verdes. Alguns têm vista de seus banhos para as colinas, o lago e o campo além.

Comuna do Ibitipoca

Casa do Carlinhos: Uma típica casa de fazenda, a apenas 100 metros da casa do Engenho, foi totalmente reformada em 2013, decorada com artesanato tradicional mineiro e proporcionando um ambiente tranquilo e intimista. Uma casa com 3 amplas suítes é uma opção igualmente charmosa e linda (minha favorita), ideal para pequenos grupos e famílias. De lá, a vista do Pico do Gavião é de uma beleza indescritível !

2 – Aldeia de Mogol: Mogol fica a 18 quilômetros da Casa do Engenho, e seu conceito é um mundo melhor e uma vida mais saudável. Antiga vila de moradores, hoje é uma comunidade, com propriedades majoritariamente particulares, além de alguns moradores que voltaram para a cidade, que estava praticamente abandonada.Hoje, a maioria dos 121 moradores trabalha no projeto, movimentando a economia. Há quatro casas e outras 5 suítes em Mogol. As construções foram feitas com material de demolição, possuem painéis solares e coleta seletiva de lixo. O restaurante Yucca, que serve essas acomodações, é especializado em comida vegetariana, usando queijo, cogumelos e ovos como ingredientes principais. Comida fantástica!

As casas são: Wangari Maathai, Freud Loft, Humboldt Loft e a opção mais sofisticada, Guimarães Rosa.

Comuna do Ibitipoca

Humboldt Loft: Apartamento de um quarto em plano aberto com cama queen size, sofá-cama, sala de estar, cozinha com fogão a lenha. Banheiro externo conectado com chuveiro e banheira. Terraço com rede e vista deslumbrante. Ideal para casais ou famílias (máximo 4 pessoas).

Comuna do Ibitipoca

Freud Loft: A única exceção aos interiores de estilo minimalista da Comuna, com móveis e decoração inspirados no psicanalista. Um quarto, cama queen size, sala de estar separada com fogão a lenha. Banheiro externo. Pisos aquecidos. Ideal para casais (máximo 3 pessoas)

Comuna do Ibitipoca

Wangari Maathai: 5 suítes disponíveis independentemente uma da outra, sendo que a Wangari 1 e a Wangari 3 são um pouco maiores e a Wangari 3 possui varanda com rede e vista. Cama queen size em cada quarto, banheiro privativo com chuveiro. Ideal para casais.

Comuna do Ibitipoca

Guimarães Rosa, (Mogol): Casa para arrendamento privado com 2 pisos, cada um com uma ampla suite com cama queen size e casa de banho com ducha e um piso radiante. Sala e cozinha combinadas compartilhadas. Ideal para famílias. O quarto no andar de cima também tem uma banheira vitoriana, terraço com redes e vistas soberbas.

Comuna do Ibitipoca

3 – Remoto: São 3 casas rústicas maravilhosas, a que visitamos foi Isgone, no alto da montanha, que, para chegar lá, é preciso fazer uma trilha a pé, de quadriciclo ou a cavalo – a definição de isolamento se resume aqui! Fica no ponto mais alto do Projeto Ibiti, a 1500 metros de altitude, com uma vista impressionante! Sem eletricidade. Banheiro externo “ao ar livre” e banheira externa separada. As refeições são servidas no Garnet Ranch ou no loft.

Dica – Se você deseja que sua imersão seja completa, sugerimos que você misture sua estadia entre os três conceitos de hospedagem (Engenho, Village e Remoto) e desfrute de diferentes experiências culturais, gastronômicas e naturais.

O que experimentar na Comuna do Ibitipoca

Como você pode ver, não faltam opções de atividades para fazer !

Comuna do Ibitipoca

Trilhas, mirantes, passeios de belíssimos cavalos Mangalarga, passeios de bicicleta, experiências gastronômicas, massagens, práticas de ioga e meditação, programas culturais como cinemas indoor e outdoor, birdwatching e contemplação de obras de arte em área aberta são algumas das experiências que o O projeto oferece, claro, você pode montar sua agenda de acordo com seu perfil e interesses. 

Com caminhadas ecológicas dentro da Mata Atlântica, o Projeto Ibiti está localizado em uma reserva particular no entorno do Parque Estadual do Ibitipoca e envolve 80% da área protegida. Ir para lá significa estar 100% em contato com a natureza e, ainda por cima, colaborar com o projeto socioambiental que existe desde 1984 em prol das questões ambientais locais. O hotel, construído em torno do parque, oferece uma verdadeira vida de fazenda, com a dose certa de luxo e charme, como refeições servidas em locais diferentes a cada dia, por exemplo.

Entre as atrações, estão um lugar extraordinário chamado Prainha, uma piscina natural de água límpida de cor dourada escura (devido à decomposição das folhas), com piso arenoso e uma cachoeira ideal para uma ótima massagem. A grande mesa com fogão a lenha é um convite para um dia perfeito, com almoço mineiro. Um pouco mais acima na trilha íngreme pela floresta, a Cachoeira do Gritador é assim chamada pela força de sua queda de 10 metros: é impossível passar por baixo dela sem gritar. Subindo a montanha, você chega às piscinas naturais, que também podem ser alcançadas de carro. A abundância de cachoeiras, rios e lagoas (não perca a Lagoa Negra e passe na Cachoeira do Andoião, que fica abrigada em um cânion apertado) é surpreendente!!!

Arte – Um platô na Pedra do Tatu guarda o cartão-postal do Projeto Ibiti: as sete enormes esculturas de ferro reciclado integradas à natureza. As impressionantes criações têm, em média, 9 metros de altura e pesam entre 6 e 9 toneladas cada. As obras vieram de São Francisco, Califórnia (EUA), depois que um amigo de Renato, dono do Ibiti, viu Ecstasy (uma mulher gigante em primeiro plano) no festival Burning Man. Renato conheceu as obras da artista Karen Cusolio, que se recusou a vendê-las. Depois de muito tempo, ela disse que só venderia todas as peças juntas – afinal, são uma família, e cada uma representa uma religião. Karen estabeleceu duas condições: primeiro ela deveria saber o local onde as obras ficariam, e ela mesma cuidaria do transporte, recusando-se a “fatiar” as obras. A artista se encantou ao visitar a Comuna de Ibitipoca: “Agora encontraram sua casa”. E começou uma saga para cruzar o oceano e trazê-los, chegando de carroça aos portos, cruzando o Atlântico de navio; depois de mais um trecho de transporte de caminhões, as esculturas foram finalmente içadas ao seu destino final. Seu esplendor e magnitude, somados à imponente natureza ao seu redor, são espetaculares. O pôr do sol neste local é uma experiência imperdível, assim como uma refeição preparada no forno a lenha montado ali!!! Sim, eles podem preparar isso! 

Oferecem um excelente SPA tanto no Engenho como no Village. O hóspede pode fazer ioga todas as manhãs, meditação e ainda escolher entre uma vasta gama de tratamentos corporais e faciais. O spa tem excelentes terapeutas, e o ambiente é divinamente tranquilo e de bom gosto. Fiz a massagem relaxante e a aula de yoga pela manhã, e pude ver o quão único é este espaço dedicado ao bem-estar. 

É bom saber: além da bicicleta comum, o Ibiti oferece a e-bike, ou bicicleta assistida, para incentivar os hóspedes a percorrerem rotas que provavelmente fariam de carro. Mas, se preferir, também é possível percorrer os caminhos em carros 4×4.

Gastronomia

Ao almoço, pode desfrutar de saborosos pratos típicos mineiros, que saem de fornos a lenha instalados em diferentes locais da Comuna. Com alimentos orgânicos produzidos ali mesmo, eles propõem reduzir o consumo de proteína animal – tanto que o Yucca, o restaurante localizado na comunidade de Mogol, é vegetariano (confie em mim, não sou vegetariano mas não senti falta de proteína animal no tudo). Para o jantar, os menus de Claude Troisgros (famoso chef francês) tornam as noites na fazenda mais sofisticadas.O hotel também organiza almoços e jantares em algumas das mais belas paisagens da reserva: na beira de uma cachoeira, debaixo de uma amendoeira, e até dentro de uma caverna e uma cova indiana incrível!!!

Internet

Wi-Fi gratuito está disponível em todas as propriedades, exceto Isgoné e Epicuro (remoto)

Crianças

Crianças de todas as idades são bem-vindas. A reserva é um lugar maravilhoso para as crianças explorarem e aprenderem sobre o meio ambiente, a flora e a fauna, assim como a fazenda.

Iniciativas do projeto que você pode visitar

1 – Projeto Refauna: O Projeto Ibiti obteve licenças governamentais para a reintrodução de diversas espécies da fauna, como Jacutinga, Macuco, Anta e Arara Vermelha, como estratégia para restaurar o próprio ecossistema e reverter a perda de biodiversidade. O programa está em andamento.

Além disso, há também o Projeto ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres) e o Santuário São Francisco de Assis, um grande espaço cercado para receber a fauna brasileira, que está em processo de licenciamento.

2 – Projeto Muriqui: Iniciativa que visa aumentar e proteger a população de muriquis do norte. Na Casa do Muriqui, mata com nascente e área reflorestada, há folhas que os muriquis preferem se alimentar, troncos, galhos, pontes e cipós para se exercitarem, além da comunicação direta com a mata cercada.

3 – Eco Print: Ação para neutralizar a pegada de carbono (emissões de gases de efeito estufa) por meio da adoção de áreas do Projeto Ibiti que estão em processo de regeneração natural. O projeto começou com a Mata dos Comuneros, que ocupa um hectare e neutraliza a pegada ambiental de funcionários e colaboradores.

Solicite uma Cotação

A fazenda tradicional que data de 1715, onde fica agora a Comuna do Ibitipoca foi reconstruída em 2006, mantendo suas características originais. Buscando o melhor conforto para seus hóspedes, todos os banheiros são equipados com piso e toalhas quentes; as camas são muito grandes, lençóis de algodão egípcio e comodidades da L'Occitane. A ausência de TV nas suítes é um convite para esquecer o mundo externo e viver cada momento na Reserva do Ibitipoca intensa e lentamente. A hospedagem possui 8 Suites da mesma categoria e com as mesmas amenidades e conforto.
CUrtiu a dica?

Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!

Confira nossas Ofertas 2022/2023

Acreditamos que você possa gostar dessas novidades abaixo, por isso reunimos aqui as melhores promoções e condições para deixar a sua viagem ainda mais interessante.

Pantanal 

Blumar Turismo

Com uma trajetória consolidada de mais de 30 anos no setor de turismo, a Blumar Turismo se estabeleceu como líder graças ao seu compromisso contínuo com a qualidade e satisfação do cliente. Nossa experiência traduz-se em viagens que vão além da expectativa. Nosso Legado: 1. Expertise e Excelência: Com três décadas de dedicação, aprofundamos nossa expertise para oferecer serviços de viagem personalizados e de alto padrão. Cada viagem, seja econômica ou de luxo, é meticulosamente projetada para garantir experiências notáveis. 2. Vanguarda em Inovação e Tecnologia: Nossa missão é sempre liderar, incorporando as soluções mais avançadas em produtos e tecnologias. A inovação é intrínseca à Blumar, permitindo-nos aprimorar constantemente a experiência de viagem de nossos clientes. 3. Nossa Equipe, Nosso Diferencial: O verdadeiro motor da Blumar Turismo é nossa equipe de profissionais. Com paixão e dedicação, eles garantem que cada itinerário se transforme em uma experiência única e memorável. Seu comprometimento é o que nos faz ganhar a confiança de nossos clientes repetidamente. Na Blumar, não se trata apenas de vender pacotes de viagem, mas de projetar experiências. Nossos roteiros prometem criar memórias duradouras, proporcionando viagens ricas em descobertas e emoções. Cremos que viajar é uma forma de enriquecimento pessoal, explorando novas perspectivas e redefinindo-se a cada novo destino. Explore o mundo com a Blumar Turismo e torne sua jornada verdadeiramente extraordinária.

Você pode gostar...