Conheça o Sítio Burle Marx em Guaratiba
O Sítio Burle Marx em Guaratiba recebeu em 2021, o título de Patrimônio Mundial, pela UNESCO. Durante os últimos 20 anos de sua vida, Roberto Burle Marx trocou seu apartamento de Copacabana pelo sítio de Barra de Guaratiba, uma região ainda bucólica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Adquirido em 1949, a propriedade foi escolhida por ter um terreno acidentado na encosta de um morro onde o curioso paisagista poderia recriar microrregiões que imitassem os biomas originários das plantas que ele colecionava de suas expedições pelo Brasil. São mais de 3500 espécies de flora tropical e subtropical, algumas internacionais, que foram introduzidas no paisagismo pelas mãos de Roberto. Ele dizia que o Sítio era um laboratório vivo e não um museu, por isso trocava plantas de lugar, constantemente.
Além dos jardins impressionantes, Burle Marx restaurou a casa e a capela colonial que já existia no local, com a ajuda de seu amigo Lúcio Costa. Sua moradia foi convertida em museu que revela como vivia e do que gostava o paisagista, com itens pessoais deixados em seu quarto, suas várias coleções que vão de cerâmicas do Jequitinhonha, vasos de cristais, até conchas, e obras de arte feitas por ele como pinturas e suas receitas inventadas para os banquetes que servia aos amigos.
Distante uma hora de Copacabana e com visitas de terça a sábado somente por agendamento, o Sítio Burle Marx faz parte de alguns tours que oferecemos. Nós levamos o canal Tesouros do Brasil para conhecer dois Patrimônios Mundiais no Rio de Janeiro que são obras de Roberto, o Sítio e o Aterro do Flamengo. Confira no vídeo abaixo:
No voto da UNESCO, o comitê analisador descreveu o Sítio dessa forma para justificar sua inclusão: “O conjunto apresenta as principais características que definiram os jardins paisagísticos de Burle Marx e influenciaram o desenvolvimento de jardins modernos internacionalmente. O jardim é caracterizado por formas sinuosas, exuberante plantio em massa, arranjos arquitetônicos de plantas, contrastes dramáticos de cores, uso de plantas tropicais e a incorporação de elementos da cultura popular tradicional. É o primeiro jardim tropical moderno a ser inscrito na lista de Patrimônio Mundial.”
Experiência - Passeio Sítio Burle Marx e parada em Grumari.
Duração: 8 Horas
Opção 1: Sedan com guia – Até 3 passageiros.
Opção 2: Van de luxo, só motorista – Até 7 passageiros.
Opção 3: Van de luxo com guia – Até 7 passageiros.
Para mais informações sobre o Sítio Burle Marx em Guaratiba, basta clicar no botão abaixo e entrar em contato com um de nossos especialistas.
CUrtiu a dica?
Siga a Blumar e compartilhe com quem você quer levar para esse paraíso!