Arraial d´ajuda
Cerca de 16km de praias paradisíacas, de águas mornas e areias brancas emolduradas por coqueirais, desenham a bela paisagem de Arraial D’Ajuda.
Surgida a partir da construção da Igreja em invocação a Nossa Senhora, reza a lenda que o povoado foi assim batizado por conta do surgimento de uma fonte de água milagrosa, que foi de grande ajuda para sanar os problemas de abastecimento da localidade. A fonte, também chamada de Nossa Senhora, teria sido criada ao acaso, a partir da “queda de um monte que, ao abrir a terra, abriu também a mais famosa fonte”.
Além de romeiros, Arraial foi descoberto pelos hippies dos anos 70, atraídos pelo estilo de vida casual, a simplicidade e a exuberância natural. A localização privilegiada, a 17º de latitude - mesma de Bali e outros endereços místicos - atrai esotéricos, alternativos e aventureiros seduzidos pela atmosfera singular que envolve a cidade. Não à toa, Arraial é chamado de “esquina do mundo”, onde as várias culturas se encontram e se completam.
Grandes estrelas internacionais já foram cativadas pelo charme local: Jacques Villeneuve, Michael Schumacher, Robert de Niro, Richard Gere e Jimmy Cliff. Biquíni, short e chinelo de dedo, de uma moda livre e descontraída, são a roupa de praxe ao longo do dia e mesmo nos luaus e agitos noturnos. O calçadão da “Bróduei” concentra os bares e restaurantes de mesas e cadeiras espalhadas por suas ruas de pedra e ao som de estilos musicais diversos.
Come-se bem, desde os tradicionais pratos da culinária baiana, à requintada cozinha francesa, cantinas italianas, tacos mexicanos, sushis e sashimis, além da sempre bem-vinda “comidinha” caseira. Os colares de sementes confeccionados pelos índios misturam-se aos adereços hippies e belas obras de arte em pedras e madeira. Point da moçada, a noite não tem hora pra acabar.
Envolto por Mata Atlântica e falésias à beira-mar, Arraial seduz não só pelas belezas naturais, mas pelo clima tropical ao tempero de seu charme discreto e elegante, brindados ao sol que impera absoluto o ano inteiro.