Sobre
CHAPADA DIAMANTINA
Uma paisagem espetacular de desfiladeiros impressionantes, planaltos de pastagens e vales arborizados no coração da Bahia - a Chapada Diamantina oferece aos visitantes trilhas incríveis, extensos sistemas de cavernas, cachoeiras abundantes e piscinas naturais profundas para explorar. Fundada em 1985, a maior parte da região está protegida no Parque Nacional da Chapada Diamantina, com 1.520 km2.
Com uma história geográfica fascinante que abrange mais de 1,5 bilhão de anos, a área passou por períodos como um delta do rio, um mar raso e um deserto com dunas de areia instáveis. Atualmente, essa região montanhosa é composta por uma impressionante variedade de ecossistemas, incluindo o Cerrado, a Mata Atlântica e a Caatinga. Famoso por sua rica diversidade de flora e lar de muitas espécies de aves endêmicas, é um local importante para botânicos e observadores de pássaros. Esta vida vegetal inclui muitos tipos de bromélias e orquídeas que se adaptaram às diferenças de clima, altitude e solo. As montanhas que chegam a 1700 metros também abrigam muitos mamíferos, incluindo leopardos, onças pintadas, veados, lagartos e seriemas.
A área é escassamente povoada, no entanto, quem mora lá é conhecido por ser muito hospitaleiro. Outrora uma região de mineração de ouro e diamante, possui uma história e cultura interessantes ligadas a essa época. A arte rupestre que foi descoberta sugere que já houve uma ocupação pré-histórica na área.
O parque é um dos principais destinos para caminhadas no Brasil. Ele também fornece um cenário maravilhoso para uma ampla variedade de outras atividades ao ar livre, como mountain bike, natação selvagem, rafting, espeleologia, passeios a cavalo e rapel - também é o lugar perfeito para relaxar e apreciar a bela paisagem natural. A porta de entrada para o parque é Lençois, facilmente alcançável de avião (1 hora) ou estrada (6 horas de carro) a partir de Salvador.
Recomendamos visitar:
Da cidade de Lençóis - Poço do Diabo, Gruta da Pratinha, Cachoeira da Fumaça, Passeio Serrano, Morro do Pai Inácio, Cachoeira do Sossego, Vale do Paty (circuito de trekking). Do Projeto Cidade de Mucugê - Sempre Viva, Cachoeira do Poço do Encantado, Buracão, Tiburtino e Piabinha.