Sobre
PARQUE NACIONAL GRANDE SERTAO VEREDAS
Um dos parques menos visitados nessa lista, o PARNA Grande Sertão Veredas recebeu esse nome em homenagem a Graciliano Ramos, que passou pela região e a descreveu em seu livro. Como diz o título, o atrativo aqui são as lindas veredas, oásis de nascente em meio à secura do cerrado, servindo de fonte de água para animais de todos os tamanhos. Com a abertura da Pousada Trijunção em 2018, ficou mais fácil conhecer as belezas desse parque nacional e seu entorno. Apesar da viagem ser um pouco mais longa de Brasília, o aeroporto mais próximo, esse isolamento compensa na hora da observação da vida selvagem, onde o lobo-guará é a grande estrela.
Sobre
PARQUE NACIONAL CHAPADA DOS VEADEIROS
Quem se aventurar no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros terá a oportunidade de visitar uma das últimas reservas de água pura do planeta, banhar-se em cachoeiras de até 150 metros de altura e caminhar sobre uma das formações geológicas mais antigas do mundo. Situada no coração do país, a Chapada dos Veadeiros está em alta altitude, na savana do Planalto Central. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO reconhecido por ser uma excelente área de preservação do Cerrado.
A Chapada dos Veadeiros encanta os visitantes com sua extraordinária beleza e riqueza natural que inclui desfiladeiros, cânions, cavernas, poços, e muitas, muitas cachoeiras impressionantes, são mais de 300! Localizada acima de milhões de toneladas de cristal de quartzo enterradas no subsolo, a região atrai visitantes que acreditam que a rocha tem propriedades exotéricas. Praticantes de esportes de aventura como rafting, caminhadas, escalada, caiaque, rapel e ciclismo também são atraídos pela mistura de cenários deslumbrantes com atividades ao ar livre.
Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante são as portas de entrada para a Chapada dos Veadeiros e os muitos atrativos que ficam em propriedades privadas em volta do parque. Enquanto Alto Paraíso tem mais infraestrutura e pousadas, as outras duas vilas atraem os visitantes que buscam locais mais rústicos e sossegados. Porém, o ideal para quem quer conhecer bem esta chapada é dividir a estada em mais de uma dessas cidades, já que as distâncias entre as atrações são bem grandes e pode-se perder muito tempo na estrada.
Principais passeios e atividades
Vale da Lua – resultado de séculos de erosão do rio São Miguel nas rochas do vale criou uma paisagem lunar aqui na Terra.
Vale do rio Macaquinho – circuito com várias cachoeiras e piscinas naturais, cavernas e muito verde num cenário incrível de desfiladeiros de quartzo.
Saltos do Rio Preto – uma série de belas cachoeiras (incluindo uma de 120m e outra de 80m) enquanto o rio Preto mergulha em uma floresta formando grandes poços.
Mirante da janela – o cartão postal da Chapada dos Veadeiros exige mais esforço na trilha, mas a recompensa é uma estonteante vista da cachoeira do Abismo emoldurada por pedras.
Cachoeira Santa Bárbara – Localizada dentro de uma comunidade quilombola, essa queda forma um poço d’água azul turquesa.
Catarata dos Couros – uma das mais incríveis, a água desce por um paredão como se fossem degraus de pedras.
Sobre
PARQUE NACIONAL DAS EMAS
Localizado na divisa de Goiás e Mato Grosso do Sul, o parque é um santuário de vida selvagem onde são avistados tamanduás, lobos-guarás, veados-campeiros, antas, tatus, araras, carcarás, e, claro, muitas emas. Além das aves e mamíferos, quem rouba a cena mesmo é um inseto, na verdade, a larva do vagalume. Quando as chuvas retornam, entre outubro e novembro, acontece o fenômeno da bioluminescência que transforma os milhares de cupinzeiros do cerrado em minicidades acesas. As larvas brilham com a intenção de atrair outros insetos para come-los. Cada cupinzeiro parece um pequeno prédio com as luzes brilhando. É um fenômeno único que atrai turistas do mundo inteiro.
As cidades que dão acesso ao parque são Mineiros e Chapadão do Céu, ambas com pousadas simples e alguns restaurantes. Os aeroportos mais próximos são os de Rio Verde (250km) e Campo Grande (370km).
Principais passeios e atividades
Safari fotográfico – é o passeio mais completo que passe o dia rodando pelo parque, com um guia, a procura de animais e para fotografar, admirar a vista e aprender sobre a vegetação do cerrado.
Flutuação de bote – para aplacar o calor, nada melhor que essa descida do rio Formoso com paradas para mergulho.
Pedalada no parque – é possível pedalar no parque, uma das maneiras mais silenciosas se quiser observar animais.
CONFIRA NOSSAS AVALIAÇÕES
OBRIGADO
PELA VISITA
À BLUMAR
TURISMO.
Ficaríamos gratos se nos
avaliasse no Tripadvisor.
É o maior site do mundo,
ajudando milhões de visitantes
todos os meses a planejar a viagem ideal.