sobre o Bioma
Mata Atlântica
A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. Era uma floresta que ia da costa ao interior, do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, e país adentro até o Paraguai, se misturando com a Caatinga, o Cerrado e os Pampas. Foi a partir dela que os europeus começaram a ocupar o Brasil, abrindo espaço para fazendas, cidades, e hoje, 70% dos brasileiros vivem onde uma vez já foi Mata Atlântica. Só resta 12% da sua cobertura original e um dos melhores lugares para vê-la é a Serra do Mar, essa encosta gigantesca que vai do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, preservada por vários parques nacionais que contam com cachoeiras, ilhas, cânions, cavernas, e muitas praias belíssimas.
Por sua biodiversidade de espécies animais e vegetais e a necessidade de conservar seu remanescente, em 1991 a UNESCO declarou a Mata Atlântica como reserva da biosfera.
Há uma grande necessidade de políticas públicas para preservar a Mata Atlântica. Além do pau-brasil, muitas árvores dessa floresta são protegidas por lei e não podem ser cortadas, como o cedro, a araucária, o jacarandá, a imbuia, o jequitibá e o ipê, essa última responsável por encher de cor o cobertor verde da mata, quando florescem. Da mesma forma, muitos animais desse ecossistema, que tem 2200 espécies, estão ameaçados, tendo como o símbolo da luta pela preservação o mico-leão-dourado.
Quando visitar
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
place Rua Siqueira Campos, 43 - cob 2 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Brazil - CEP: 22031-901 |
phone +55 (21) 3216-9201 |
mailviajepelobrasil@blumar.com.br